Booking.com
Booking.com

A Igreja Matriz

Basílica Menor de São Lourenço Mártir
Basílica Menor de São Lourenço Mártir

O projeto da igreja matriz nos remete à transição do Barroco ao Neoclássico Mineiro. É neocolonial de três naves e foi pago por toda comunidade. Em 1932, São Lourenço contava com pouco mais de 1.500 habitantes, e possuía uma igrejinha pequena e simples, no alto da colina – a Ermida Bom Jesus do Monte. Nesse ano, Frei Egídio foi transferido do Rio de Janeiro para São Lourenço. A população da cidade há tempos pedia por uma outra igreja.

No ano de 1934, aconteceu a primeira festa de agosto, com a finalidade de arrecadar fundos para a construção da Igreja. E veio a ideia da campanha do tijolinho que era da seguinte maneira: cada cidadão comprava um tijolinho para a igreja, e ele mesmo o assentava. Isto mostra que cada morador da cidade contribuiu com um tijolinho para a construção da Igreja Matriz de São Lourenço.

Os detalhes apreciados por todos os moradores e turistas que visitam a Igreja Matriz de São Lourenço, como a arquitetura barroca, a pintura de santos e os vitrais de cromoterapia chamam a atenção. Toda a imaginaria neoclássica dos altares veio da Europa.

No presbitério amplo, com doze vitrais, surpreende a pintura de azulejaria sobreposta pela pintura do Cristo que ergue-se, majestoso, no Altar Mor, todo em mármore e bronze.

Booking.com

Em 1957, homenageando o 25º aniversário da chegada dos Franciscanos em São Lourenço, foi inaugurado, na praça da Matriz, o monumento dedicado a São Francisco de Assis.

Em 2016, por decreto do Papa Francisco, a Igreja Matriz recebeu o título de honorífico de Basílica Menor de São Lourenço Mártir. Anualmente, a imagem do padroeiro, neoclássica francesa, doada ao Município em 1895, que se encontra na Ermida do Parque das Águas, é conduzida para a Basílica por uma solene procissão.

Tradição na Cidade

Logo na entrada da igreja, fica uma tradição da cidade: carrocinhas de deliciosas pipocas com queijos. No pátio, há uma lojinha de artigos religiosos e, às vezes, bazar, barraquinha de churros e chocolate. Com árvores e boa sombra, serve de refúgio aos pássaros. Ao cair da tarde, começa a melodia dos sinos. No mês de agosto, acontece a tradicional festa do padroeiro. O fato dá início à festa do padroeiro em agosto, a maior da cidade.

Interior da Igreja
Interior da Igreja
São Lourenço Mártir
São Lourenço Mártir

Localização: Praça Frei Egídio de Assis, 2 – Centro.

Booking.com

Saiba Mais:

Conheça excelentes opções de hospedagens em São Lourenço:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro