Ermida Bom Jesus do Monte
Localizada no Parque das Águas de São Lourenço, a Ermida Bom Jesus do Monte, primitiva capela da cidade foi o primeiro santuário, iniciado em 18 de novembro de 1892 e concluída em 1903.
Uma grande riqueza encontra-se entre as árvores, em uma colina acima da fonte da Ferruginosa. É considerado, hoje, nosso maior patrimônio histórico-religioso-cultural da cidade. Localizada nas dependências do Parque das Águas está aberta à visitação*. O seu nome complementa a sua localização (ermida – lugar ermo) e é a escolha perfeita para quem deseja um retiro de oração, descanso e silêncio.
*OBS: devido a pandemia seu acesso está proibido.
A pequena Igreja se faz grande ao pensamos em seu valor histórico, cultural e religioso. No dia 10 de agosto de 1891, dia do padroeiro da cidade, foi erguido o Cruzeiro e celebrada a primeira Missa pelo Cônego Antônio Gomes de Faria Nogueira que, na época era Vigário de Carmo do Rio Verde (antigo nome da cidade de Carmo de Minas). A colocação dessa grande Cruz, como de costume, preparava o local onde seria construída a Ermida.
A construção foi concluída em 1903, pelos operários da Companhia de Águas, que era de propriedade da família Veiga, e pelo construtor Manoel Alves Esteves, conhecido como Manoel Espanhol. Francisco Luiz da Veiga doou a primeira imagem do padroeiro, uma imagem de origem francesa.
Em 1973, Frei Osmar Dirks, então Vigário da Paróquia de São Lourenço, realizou a restauração da Ermida, sendo seu altar um tronco de cedro, arte da própria natureza. Os artistas Irmy Maria Klesse, Afonso Engling, Hilário Ferreira, Lerez Heilmyer e Henz Schuler, todos convidados por Frei Osmar, realizaram os trabalhos de pintura.
Tradição
Uma tradição bonita e significativa é que, no dia 31 de julho, a imagem de nosso padroeiro é levada da Ermida para a Basílica, dando inicio a Festa de Agosto, tradicional festa que acontece todos os anos para celebrar o santo padroeiro, o São Lourenço Mártir.
Localização: Parque das Águas.
Saiba Mais:
Conheça excelentes opções de hospedagens em São Lourenço:
Sobre o Autor
0 Comentários